Tema: Informática como
meio de aprendizagem
Período:11 a 22/06/12
Disciplinas: História,
Língua Portuguesa, Ciências
Título: O uso das
mídias na Escola estadual Antônio ferreira de Souza
Justificativa
Utilizar
a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo. Em
contrapartida, é essencial que o exercício cotidiano no uso da
mídia na sala de aula não se limite à leitura de jornais, revistas
ou dos veículos eletrônicos. Para se ler o mundo a partir dos
olhares dos outros, é fundamental que seus leitores aprendam antes a
ler o mundo em que vivem, por meio da construção de suas próprias
narrativas. Só assim será possível a construção do conhecimento,
a transformação do educando em sujeito de sua própria história. A
aquisição do pensamento crítico é resultado da inserção e
percepção direta do aluno como agente mobilizador na sua realidade.
(CALDAS, 2001, p.129).Nesta visão é preciso trans formar a escola
num local de produção de mídias para levar os alunos a reconhecer
os recursos disponíveis em laboratório de informática e salas
multifuncional para compreender sua importância para seu
aprendizado.
Objetivo Geral
Reconhecer o uso das
mídias como recurso para uma aprendizagem significativa
Objetivos específicos
* Pesquisar os
tipos de mídias mais utilizados na escola pelos alunos
* Levantar dados
de quantos alunos usam redes sociais e quais mais utilizados
* Produzir texto
narrativo com o tema o uso da mídia na escola
- Compreender que o uso das mídias inspira cuidado para preservar o ambiente social
- Verificar os recursos naturais mais afetados com as mídias
- Conhecer através da linha do tempo a evolução das mídias
Conteúdos
Texto narrativo
Meio ambiente: recursos
naturais
Evolução das mídias
Metodologia
-Levantamento de dados
-Pesquisa bibliográfica
e na internet
-Produção de texto
narrativo
-trabalho em trio
-debate com os alunos
-Paródias sobre o uso
das mídias
Recursos
Caderno, lápis,
hidrocor, régua, borracha, lápis de cor, jornais, revistas,
aparelho DVD, computadores.
Avaliação
Será diagnóstica,
formativa e de acordo com a participação de cada aluno no projeto,
sendo também, feito a autoavaliação no final para verificar o
grau de aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário